Todos os meses, a partir da primeira menstruação, o organismo da mulher passa por constantes mudanças hormonais e durante o período fértil não poderia ser diferente. Nesta fase, o corpo dá alguns sinais de que a ovulação se aproxima ou já está presente, mas muitas mulheres não sabem identificar quais são esses sintomas.

De acordo com o ginecologista de São Paulo, Dr. Gustavo de Paula Pereira, o período fértil, ou ovulação, “é o período dentro do ciclo menstrual da mulher emque ela tem chances de engravidar se tiver uma relação sexual desprotegida”.

O primeiro sintoma que marca a chegada do período de ovulação é o aumento da secreção vaginal: o muco do colo uterino aumenta em quantidade e se apresenta como uma secreção transparente, elástica, sem odor forte, semelhante a clara de ovo e serve essencialmente para facilitar a subida dos espermatozoides pelo colo.

Outro sinal bastante comum é o aumento da libido e do apetite sexual, causados pelas alterações hormonais que acontecem durante a ovulação. “Os hormônios, nesse período, fazem com que o desejo sexual da mulher aumente. O organismo da mulher está sinalizando que esse é o momento de engravidar”, comenta o ginecologista.

Além disso, também ocorre um leve aumento da temperatura corporal. Nota-se a elevação de cerca de meio grau na temperatura corporal basal. “Para se saber qual é essa temperatura, a mulher deve monitorar sua temperatura durante todo o ciclo para, assim, saber de quanto é esse valor no seu caso”, explica Gustavo.

Algumas mulheres podem ter uma leve dor em baixo ventre, decorrente da liberação do óvulo. Esse leve desconforto na região pélvica, geralmente é unilateral.

Via de regra, a ovulação ocorre cerca de 14 dias antes da próxima menstruação. Sendo assim, para saber quando ocorre a ovulação, primeiramente a mulher deve descobrir a duração do seu ciclo, contando os dias desde o primeiro dia da sua menstruação até o primeiro dia da próxima menstruação. “Seseu ciclo é irregular, faça uma média dos últimos 3 meses”, explica o médico.

Após isso, deve-se subtrair 14 do número obtido acima; esse é o dia do ciclo em que você ovula. O período fértil corresponde ao período de cerca de 3 dias antes até 3 dias depois da ovulação “Lembrando que o 1o dia do ciclo é o dia em que a menstruação iniciou”, comenta Dr Gustavo.

No entanto, para as mulheres que não desejam engravidar, é importante estar atenta, ainda mais nos dias de ovulação.  Por isso, use preservativo ou, se for o caso, utilize outro método anticoncepcional, como a pílula, que pode apresentar até 99,9% de eficácia se tomada corretamente. “Se utilizada sem esquecimento, todos os dias no mesmo horário e sem fatores que possam interferir na eficácia, como alguns antibióticos, a pílula é bastante segura”, alerta o ginecologista.

Ainda, segundo o especialista, existem alguns aplicativos que podem ajudar a mulher a controlar todo o seu ciclo e serem bastante eficientes, caso desejem engravidar. Porém o uso da “tabelinha” como método contraceptivo é sujeito a altas taxas de falhas e é recomendável usar métodos mais eficientes para se evitar a gravidez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *